sábado, 4 de junho de 2016

Probabilidade

PROBABILIDADE

         Experimentos como, lançamento de dados;  número de pessoas que ganharão na  loteria;  extração de certas cartas do baralho são alguns exemplos do fenômeno  chamado experimento aleatório.  Após inúmeras repetições, sob condições semelhantes, o mesmo experimento pode apresentar diferentes resultados.

          A possibilidade de  medirmos a chance de qualquer um desses fenômenos  acontecer, denominamos de Probabilidade.

        Em um fenômeno aleatório, o conjunto formado por todos os resultados possíveis é chamado espaço amostral  ( Ω ) .  No lançamento de dados, o espaço amostral é 6. No lançamento de moedas, é 2.

          Qualquer subconjunto do espaço amostral, chamamos  de evento.  Como por exemplo,  a  chance de, no lançamento de dados, obtermos um número par.

       O cálculo da probabilidade P(A) de um fenômeno, resulta do quociente entre o número de resultados favoráveis ( A )  e o número total de resultados possíveis ( Ω ).

Referência bibliográfica:

DANTE, Luiz Roberto. Matemática: Contexto  e Aplicação. Volume Único – Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2000.




PESSOAL SEGUE NOSSA PRIMEIRA VÍDEO AULA CASEIRA.....




ENEM 2012  QUESTÃO 139

Em um blog de variedades, músicas, mantras e informações diversas, foram postados “Contos de Halloween”. Após a leitura, os visitantes poderiam opinar, assinalando suas reações em: “Divertido”, “Assustador” ou “Chato”. Ao final de uma semana, o blog registrou que 500 visitantes distintos acessaram esta postagem.
O gráfico a seguir apresenta o resultado da enquete.

Gráfico da questão 139 do Enem 2012 (Foto: Reprodução/Enem)

























Gráfico da questão 139 do Enem 2012 (Foto: Reprodução/Enem)

O administrador do blog irá sortear um livro entre os visitantes que opinaram na postagem “Contos de Halloween”.
Sabendo que nenhum visitante votou mais de uma vez, a probabilidade de uma pessoa escolhida ao acaso entre as que opinaram ter assinalado que o conto “Contos de Halloween” é “Chato” é mais aproximada por


A   0,09.
B   0,12.
C   0,14.
D   0,15.
E    0 

Nenhum comentário:

Postar um comentário