PIBID NO ENSINO MÉDIO

PIBID NAS ESCOLAS DE IBIRUBÁ - RS

Através do PIBID  - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência -   no “Subprojeto de Matemática Recursos e práticas motivadoras e suas diferentes formas de comunicação no ensino da Matemática” – IFRS,  Câmpus Ibirubá- RS,  promove-se a inserção dos licenciandos no contexto dos estabelecimentos de ensino. Os bolsistas, sob orientação, desenvolvem atividades pedagógicas nas escolas parceiras do Programa.
As Atividades aplicadas pelos bolsistas, utilizam metodologias diferenciadas e contemplam os conteúdos que estão sendo estudados nas respectivas turmas. Sempre na intenção de contribuir  e favorecer o aprendizado.



Dispomos, aqui, de algumas dessas Atividades no ensino médio.  



JOGO DA VELHA HUMANO ADAPTADO


       Conteúdo:                Transformação de Unidades de Medida
                             Operações com Números Decimais
                             Circunferência e suas relações
                             Conjunto dos Números Reais e Intervalos Numéricos.

        Ensino Médio:       1º ano

        Objetivos Específicos:
      
·         Desenvolver o raciocínio lógico
·         Resolver questões matemáticas através do jogo
·         Aprender a respeitar as regras propostas
·         Aprender através do lúdico
·         Trabalhar em grupo
·         Fixar a aprendizagem do conteúdo recentemente estudado
·         Observar as dificuldades apresentadas pelos alunos


          Desenvolvimento:

 A turma se dividirá em dois grupos: O Time Amarelo e o Time Verde.

O Jogo da Velha gigante estará disposto sobre o chão, distante 10 metros da marcação onde os times estarão posicionados. O jogo será feito em 5 rodadas. Em cada rodada, estarão posicionadas, no jogo da velha, 9 cartelas, uma cartela em cada “casa”. Em cada cartela constará uma pergunta com 3 alternativas de resposta. Tais perguntas estarão relacionadas a conceitos matemáticos diferentes em cada rodada. A 1ª rodada abordará o conceito de Transformação de Unidades de Medida, a 2ª rodada tratará de Operações com Números Decimais, a 3ª rodada será referente a Circunferência e suas relações, a 4ª rodada estará relacionada com o Conjunto dos Números Reais e a 5ª rodada será sobre Intervalos Numéricos.
Cada integrante do Time Amarelo receberá 3 cartões amarelos, representando, separadamente, as alternativas A, B e C. Da mesma forma, cada integrante do Time Verde, receberá 3 cartões verdes, representando, separadamente, as alternativas A, B e C.
Cada equipe estará posicionada em fila, um aluno atrás do outro. Ao sinal do instrutor, um representante de cada equipe correrá até o jogo da velha com o objetivo de escolher uma das casas e solucionar a questão posicionando o seu cartão referente à alternativa escolhida. Após responder a questão que cada um escolheu, os jogadores voltarão ao final da fila de sua equipe, autorizando a saída dos próximos jogadores. Ganha a rodada, a equipe que posicionar, primeiramente, os cartões de maneira que eles formem a “velha”, na horizontal, vertical ou na diagonal. Para tornar o desafio mais interessante, os jogadores serão estimulados a trancarem o jogo do adversário.
A questão respondida com alternativa errada deverá ser corrigida pelo próximo jogador da equipe. Um dos instrutores terá em mãos um gabarito referente à cada rodada, para que possa advertir, adequadamente, quando uma resposta estiver errada.
Da mesma maneira, ocorrerão todas as rodadas.
Os integrantes da equipe vencedora receberão chocolates e pontos em suas notas.




















Atividade aplicada na Escola Estadual de Educação Básica General Osório
Turma 212
Abril 2016.

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