PIBID NAS ESCOLAS DE IBIRUBÁ - RS
Através do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - no “Subprojeto de Matemática Recursos e práticas motivadoras e suas diferentes formas de comunicação no ensino da Matemática” – IFRS, Câmpus Ibirubá- RS, promove-se a inserção dos licenciandos no contexto dos estabelecimentos de ensino. Os bolsistas, sob orientação, desenvolvem atividades pedagógicas nas escolas parceiras do Programa.
As Atividades aplicadas pelos bolsistas, utilizam metodologias diferenciadas e contemplam os conteúdos que estão sendo estudados nas respectivas turmas. Sempre na intenção de contribuir e favorecer o aprendizado.
Dispomos, aqui, de algumas dessas Atividades no ensino fundamental.
TWIST DOS MONÔMIOS
Conteúdo: Multiplicação e divisão de monômios
Ensino Fundamental: 8º ano
Objetivos específicos:
· Relacionar de maneira prática os conteúdos já estudados;
· Promover integração entre alunos e bolsistas;
· Proporcionar uma atividade diferenciada.
Desenvolvimento:
Os alunos serão convidados para dividirem-se em duas equipes. Um integrante lançará os dados, outro ficará em cima do Twist marcando os pontos e os outros auxiliarão na resolução das expressões. Durante o jogo, cada equipe terá como regra, fazer com que todos os alunos participem. Ao serem lançados os dois dados, a equipe terá três minutos para resolver a expressão. E assim, o integrante que estará em cima do Twist, terá que trocar de posição conforme o lançamento dos dados e das respostas. Sendo que, como regra, o aluno não poderá trocar de lado ou mexer os pés ou braços para facilitar a troca de posição.
Anexos:
Atividade aplicada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Edison Quintana
Julho 2016
DOMINÓ DE POLINÔMIOS
Conteúdo: Multiplicação e divisão de Polinômios
Ensino Fundamental: 8º ano
Objetivos específicos:
· Relacionar de maneira prática os conteúdos já estudados;
· Promover integração entre alunos e bolsistas;
· Proporcionar uma atividade diferenciada.
Desenvolvimento:
Os alunos serão separados em duplas, cada dupla receberá um jogo. Os alunos serão orientados a embaralhar as cartas e distribuir 6 cartas para cada jogador da dupla, sendo que o restante ficará na mesa virado para baixo. Os mesmos decidirão quem começa a jogar. Ao ser colocada a primeira carta na mesa os dois deverão realizar o cálculo. Quem possuir o resultado poderá colocar a carta ao lado da operação. Vence quem distribuir as cartas na mesa primeiro.
Anexos:
Atividade aplicada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Edison Quintana
Julho de 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário